Nem todo funcionário hoje, sabe de todos os direitos que o trabalhador brasileiro possui. Por exemplo, você sabe qual o valor do salário mínimo deste ano, ou ainda, você sabe calcular o valor da sua hora extra ou o que é o adicional noturno e como funciona? É preciso estar ciente de seus direitos! Se você é um trabalhador que exerce suas funções no período da noite, saiba que existe um percentual que deve ser acrescentado à sua remuneração. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a ler e descubra como funciona o adicional noturno.

O que é o adicional noturno?

O adicional noturno está previsto nas leis trabalhistas, ou seja, é direito do trabalhador. A lei assegura que o funcionário que exerce suas funções durante a jornada noturna terá uma boa condição salarial e de trabalho. Quem trabalha parcialmente ou integralmente durante a noite, pode ter sua carga horária de trabalho reduzida ou ainda, receber uma remuneração por hora trabalhada.

O funcionário que enfrenta a jornada noturna, geralmente tende a se desgastar mais, por isso, além da remuneração é necessário reduzir a carga horária de serviço.

Como funciona o adicional noturno?

De acordo com o trabalho urbano do país, é considerado trabalho noturno quando o funcionário presta serviços entre as  22:00 e as 5:00 da manhã do dia seguinte. Como o corpo tende a se desgastar mais durante esse horário, é prevista uma redução de 7 minutos e trinta segundos para cada hora trabalhada. Com esta redução, no final do dia contabiliza-se uma hora extra pelo desconto dos minutos e tem-se 8 horas de serviço.

Como calcular a taxa?

Em situação regular junto as leis trabalhistas, o valor do adicional noturno pago ao funcionário que está incluso nos requisitos acima, o valor de 20% adicional sobre o valor da hora trabalhada. Provavelmente, se você atua na jornada da noite, no seu contra-cheque estará especificado o valor do seu salário e o do adicional.

Mas saiba: o adicional é contabilizado apenas para o trabalho que se inicia após o período considerado noturno. Se você começar os serviços, por exemplo, as 19:00 h, as horas até as 22, inicio da jornada noturna, não receberão adicional. No caso de trabalhar horas extra durante este período, você deve receber o pagamento da hora extra e do adicional noturno em conjunto.

Caso você venha a não identificar os valores mencionados em seu contra-cheque, entre em contato com o setor responsável de sua empresa e esclareça as dúvidas. Assegure o seu direito!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *