Você sabia que a Receita Federal dispõe de um programa online que permite que você faça a declaração do seu imposto de renda pelo computador? É preciso declarar o IR anualmente, então poder preencher seus dados virtualmente é uma ótima facilidade. Descubra a seguir como baixar o programa da Receita Federal, passo a passo.

É importante saber que os aplicativos dos anos anteriores não servem para o ano vigente. O app do IRPF é compatível com Windows, Linux e macIOS. Veja abaixo passo a passo de como instalar o app e como fazer declaração IR:

Acesse a página

Para começar, você deve acessar a página oficial que disponibiliza o download do programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Na página em questão, selecione o sistema operacional do seu computador. Depois, é só clicar em “baixar”.

Salve o programa

Busque salvar o programa em uma pasta de fácil acesso com poucos arquivos, pois você precisará acessar o app nas pastas.

Abra o arquivo

Aguarde a conclusão do download e vá até a pasta onde você salvou o arquivo e dê dois cliques nele. Antes de iniciar o programa, uma aba para confirmação irá surgir. Aperte “sim” ou “abrir”. Dependendo do sistema operacional do seu computador, a mensagem de requerimento de confirmação pode aparecer novamente, apenas clique “sim”.

Janela de execução

Para continuar com o processo de instalação, você deve clicar em “avançar” quando a janela de execução aparecer.

Conclua a instalação

Quando finalizado esse passo, você será notificado com uma mensagem de “instalação concluída”. Na mesma caixa, você tem a opção de marcar “Criar atalho na área de trabalho”, assim você terá fácil acesso ao aplicativo. Após isso, clique em”concluir”.

Inicie o programa

Clique sobre o programa do Imposto de Renda para abri-lo no seu computador e pronto!

Depois de instalar o programa, você pode declarar o seu IR. No aplicativo, você fornecerá seus dados pessoais e o sistema os armazenará. Também terão espaços para você preencher com seus bens e informações de dependentes de 8 anos ou mais.

Após ter salvo suas informações, você tem a opção de voltar para continuar a qualquer momento. Apesar de poder fazer a declaração em qualquer dia, você só poderá enviar de acordo com o prazo de entrega estabelecido pela própria Receita Federal.

Atenção: não declarar o Imposto de Renda pode gerar multas, portanto aproveite as facilidades e não perca as datas limites. Acesse o site para mais informações!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *